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    O que é marketing de relacionamento


    Caso você queira existe um vídeo meu explicando sobre o assunto !!



    Em algum momento da sua carreira de empreendedor, você já deve ter ouvido a frase: “É mais difícil manter um cliente do que conquistá-lo”. Os dois processos são desafiadores, claro, mas fidelizar um cliente exige um conjunto de estratégias diferenciadas, o que conhecemos no mercado como marketing de relacionamento.
    Nesse artigo, você aprenderá o que é o marketing de relacionamento, como aplicar essas estratégias em seu negócio e um exemplo de case de sucesso, além de algumas referências de artigos sobre Marketing de Relacionamento. Boa leitura!

    O que é marketing de relacionamento:

    Trata-se de ações realizadas pela empresa com o objetivo de manter o cliente próximo. Diante da concorrência, que oferece os mesmos produtos a preços equivalentes, é necessário se destacar na memória das pessoas. Além disso, um cliente fidelizado também realiza o famoso “boca a boca”, criando uma boa reputação da sua empresa e alavancando seu negócio.
    O marketing de relacionamento promove essa ligação afetiva, por meio de algumas estratégias que veremos ao longo do texto. Antes, é importante lembrar que para realizar um bom planejamento, é necessário conhecer muito bem sua base de clientes, seus gostos e necessidades. Você pode obter essas informações por um software para gestão comercial, pesquisas de satisfação, entre outras ações.
    Identifique quais são aqueles que fazem negócio com mais frequência e que fazem diferença no seu faturamento e monte uma estratégia diferenciada. Esses clientes precisam de um acompanhamento mais personalizado e próximo, para que essa relação seja duradoura e sempre vantajosa.

    Estratégias utilizadas pelo marketing de relacionamento

    Confira algumas das estratégias de marketing de relacionamento mais utilizadas e como aplicá-las em seu negócio:
    Atendimento de qualidade
    Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar como um bom atendimento é essencial para fidelizar o cliente. Afinal, o que é Marketing de Relacionamento se não conquistar a confiança de seu cliente mostrando proximidade e interesse em ajudá-lo sempre? De acordo com uma pesquisarealizada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, 61% das pessoas afirmam que receber um bom atendimento é mais importante do que o valor ou qualidade do produto. Por isso, invista nos canais de contato e na capacitação do seu time.

    A fidelização depende de esforços diários para ajudar seu cliente a ter aquilo que ele busca
    Programas de fidelidade
    Essa estratégia pode garantir um bom retorno. Para iniciar o planejamento, é preciso pensar em alguns pontos importantes: o tipo de premiação, as regras de funcionamento, pontuação, software para acompanhamento do programa etc. Um programa de fidelidade atrativo deve ser de fácil entendimento, utilização e oferecer prêmios que sejam de interesse do cliente.
    Interações em redes sociais
    Criar perfis nas redes sociais, postar conteúdo regularmente e estimular a interação são ações fundamentais para conquistar o cliente que vive conectado e trocando informações a todo o momento. Já falamos aqui no blog sobre a importância do Marketing Digital para o seu negócio, confira abaixo mais dicas para aplicar em seu dia a dia:
    • Faça, no mínimo, um post por dia;
    • Responda às dúvidas na própria rede social, não peça para o cliente enviar e-mail ou ligar (se for um assunto particular, responda por inbox);
    • Crie enquetes ou faça perguntas, para criar interação;
    • Publique vídeos.
    Lembrança de aniversário
    Mande um e-mail simpático no aniversário, cumprimentando seu cliente ou até mesmo oferecendo um desconto no dia. Tem uma grande carteira de clientes e acha que não vai lembrar do aniversário de todos eles? Deixe de se preocupar com isso! Seu sistema de gestão comercial pode avisá-lo de todas as datas importantes e ações que devem ser realizadas diariamente.
    Se você ainda não se deu conta sobre o que é Marketing de Relacionamento, pense que ele é muito semelhante a uma amizade ou namoro: quem é amigo lembra do seu aniversário!

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