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    Remarketing: uma estratégia poderosa para o seu e-commerce


    O que é Remarketing?

    Remarketing ou retargeting é uma estratégia para conquistar aquele usuário que acessou o seu e-commerce, mas por algum motivo não concluiu a compra. Para aumentar as chances dele retornar ao seu site e dessa vez consumir, anúncios com os produtos visualizados nessa visita podem ser exibidos para esse usuário em outros sites.
    Dessa maneira, ele será relembrado do que poderia ter comprado e isso pode ajudar a trazê-lo de volta para o seu site. Você também pode oferecer outros atrativos, como descontos e produtos relacionados aos visualizados, que podem aumentar as chances da compra ser realizada nessa segunda visita.

    Como ele funciona?

    Cada visitante ao acessar o site de um e-commerce que adota estratégias de remarketing é marcado com um cookie – um tipo de arquivo de texto que consegue armazenar informações como dados de login e senha, páginas visitadas, endereço de IP etc –, que se mantém no computador até ser deletado ou perder a sua validade. Por isso, enquanto está ativo ele consegue identificar os usuários que estão visitando a sua loja virtual.
    Com essas informações é possível saber quem visitou o seu site, visualizou algum produto em específico, abandonou o carrinho de compras ou mesmo concluiu uma compra.
    Assim, você tem a oportunidade de criar uma campanha específica para cada uma dessas pessoas, seja por meio de anúncios exibidos em outros sites acessados e nas redes sociais, resultados nos motores de busca feitos com determinadas palavras-chave ou por disparo de email marketingpersonalizado.

    Por que ele é uma estratégia importante para o seu e-commerce?

    O principal objetivo do remarketing é aumentar as conversões, um dos grandes desafios enfrentados pelos e-commerces – segundo uma pesquisa da Experian Hitwise, a taxa média de conversão no Brasil é de apenas 1,65%.
    Ao exibir mais vezes os seus produtos e a sua marca para quem já visitou o seu e-commerce  é possível:
    • mostrar as vantagens da compra e convencer aos poucos o visitante para essa ação;
    • aumentar o reconhecimento de sua marca;
    • atrair mais tráfego para o seu e-commerce;
    • segmentar a sua estratégia para usuários que têm mais potencial de vir a se tornar clientes do seu negócio;
    • diminuir a taxa de abandono de carrinho.

    Como aplicá-lo?

    Ficou interessado em aplicar essa estratégia em seu e-commerce?
    Saiba quais ferramentas você pode utilizar para criar campanhas de remarketing em sua loja virtual e o que cada uma oferece para escolher a mais adequada para o seu negócio.
    Algumas ferramentas que você pode utilizar são:

    Google Adwords

    Com o Google Adwords é possível utilizar tanto a rede display quanto a rede de pesquisas. Com a primeira os anúncios de seu e-commerce serão exibidos em sites parceiros que o seu visitante acessar. Já na segunda opção, os anúncios criados só aparecerão se esse usuário procurar algo relacionado com os produtos e/ou serviços oferecidos por você no Google.

    Facebook Ads, AdRoll e Perfect Audience

    Se você deseja criar uma campanha de remarketing no Facebook você pode fazê-la no próprio Facebook Ads ou utilizar o AdRoll ou o Perfect Audience. O AdRoll é um parceiro oficial do Facebook e com ele você tem uma grande possibilidade de segmentação para os seus anúncios. Já com o Perfect Audience é possível realizar o remarketing por um preço bem mais em conta, ideal se o negócio é pequeno e você está começando a investir nessa estratégia.

    Chango

    Especializado em remarketing de pesquisa, com Chango é possível criar anúncios tendo como base as buscas realizadas no Google, Yahoo ou Bing, sem necessariamente precisar que um usuário visite o seu site. Porém, essa última opção também é possível. Uma desvantagem é o seu alto custo que pode não ser vantajoso se você está iniciando os primeiros passo nessa estratégia.

    ReTargeter

    Com o ReTargeter você possui uma vantagem que é o auxílio  de um account manager, independente do valor investido. Ao mesmo tempo, isso tem um custo e pode acabar resultando em um valor um pouco mais alto se comparado com outras ferramentas.

    Métricas para acompanhar a sua estratégia de remarketing

    Para medir o sucesso de sua estratégia de remarketing é importante levar conta algumas métricas para analisar os resultados conquistados. A seguir separamos três métricas principais para você calcular e conhecer mais sobre o desempenho de sua estratégia.
    Elas são:
    Taxa de cliques (CTR): qual a proporção das pessoas que clicaram no anúncio em relação ao número de vezes que esse anúncio foi exibido;
    Custo por clique (CPC): o investimento feito dividido pelo número de cliques;
    ROI: ou Retorno sobre Investimento é calculado da seguinte forma lucro do investimento menos o custo do investimento dividido pelo custo do investimento;
    Conheça outras métricas essenciais para o seu e-commerce aqui.

    Conclusão

    Procuramos nesse post explicar como funciona uma estratégia de remarketing e o quanto ela pode ajudar no crescimento de seu e-commerce. Com a ajuda de algumas ferramentas e métricas é possível elaborar campanhas de sucesso e conquistar novos clientes para o seu negócio.
    A conversão, como já falamos aqui, é o principal objetivo do remarketing e para isso ele é construído tendo em vista o relacionamento com os visitantes de sua loja virtual. A cada anúncio feito ou email disparado para conquistar esse usuário, você está nutrindo para que ele esteja cada vez mais próximo de se tornar um cliente.

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