Header Ads

ad728
  • Breaking News

    Top 10 profissões digitais mais exigidas do futuro


    Tecnologias exponenciais

    As chamadas tecnologias exponenciais como Inteligência Artificial, Robótica, Automação, IoT, causaram uma mudança de época em nossa sociedade.
    Basicamente, elas possuem crescimento não linear e de forma acelerada. As empresas, o mercado e as funções de negócios estão evoluindo.
    É preciso ser flexível, ter agilidade e eficiência para preparar as estruturas das organizações em tempos de tecnologias exponenciais.
    Esse cenário leva ao surgimento de novos perfis que devem ser cobertos por profissionais altamente qualificados. Após o último relatório elaborado entre seus alunos pelaIEBS Native Digital Business School, as habilidades e profissões mais exigidos neste momento são:

    1. Cientista de dados e Big Data

    É fato que o grande volume de informações coletadas de diversas fontes, como CRM, e-mails, site, redes sociais, não deve deixar de ser estruturado e analisado.
    No topo dos mais procurados, os especialistas em Big Data destacam-se em todas as plataformas de trabalho atuais internacionalmente. A capacidade de Big Data na estratégia de negócios por meio da coleta, gerenciamento e análise de dados na rede é essencial para a tomada de decisões estratégicas de qualquer negócio.
    Este é um profissional novo no mercado digital. Além da capacidade analítica e de compreender bem todas as ferramentas de coleta, o cientista de dados deve saber interpretar contextos e insights.

    2. Diretor de Marketing Digital

    Neste momento de avanços tecnológicos, as estratégias de marketing também evoluíram e se incluíram no mundo digital. Assim, podemos dizer que se desenvolveu o cargo de Diretor de Marketing Digital.
    A sociedade digital facilitou a interação dos consumidores com marcas sem presença humana.
    O ritmo acelerado com que os eventos mudaram, tornou obsoletos muitos departamentos de marketing e exigiu novos profissionais, como o Diretor de Marketing Digital, responsável pela liderança graças à sua formação mais focada em marketing digital, comunicação e vendas online.
    Importante mencionar que não é obrigatório que as empresas tenham um diretor de marketing e um diretor de marketing digital. Essa definição dependerá do tamanho e da disposição que a organização tem, já que ambos executam e têm os mesmos objetivos.

    3. Chief Xperience Officer Digital

    O Chief Xperience Officer (CXO) tem sido tradicionalmente uma posição chave em grandes corporações e faz parte do conselho de diretores.
    No entanto, com a digitalização de compras e mudanças no comportamento do consumidor — de acordo com o Gartner, os clientes preferirão interagir com sistemas de autoatendimento automático do que com seres humanos — a figura do especialista na gestão da experiência do cliente em ambientes digitais é essencial, tanto para projetar mapas comerciais quanto para definir ambientes “amigáveis ​​ao usuário” e criar experiências de compras memoráveis.

    4. Responsável pela Usabilidade e UX

    Usabilidade e experiência do usuário na era digital é essencial para interagir com o consumidor.
    Embora esteja intimamente ligada à experiência do cliente, suas funções são focadas na criação de interfaces de usuário amigáveis ​​e úteis, gerando satisfação e sucesso na interação do cliente com qualquer tipo de ferramenta, software ou interface de comunicação digital.
    É por isso que o especialista em UX, tudo aquilo envolve o modo como qualquer usuário interage com o mundo ao seu redor, e UI, por onde o usuário interage com o seu produto, é tão importante porque depende das coisas que funcionam e o cliente tem uma ótima experiência no relacionamento digital com a nossa marca.
    Isso significa que, para alcançar resultados positivos dos produtos ou serviço de uma empresa, é muito importante que toda a jornada do usuário incluindo a hierarquia de informação e todos os pontos de contato tenha sido pensada de forma eficiente.

    5. Especialista em SEO

    Outra profissão que, juntamente com o Traffic Manager, se tornou essencial para os negócios digitais é o SEO, Search Engine Optimization.
    Há um ditado que diz que o melhor lugar para guardar um cadáver é a segunda página do Google, por isso nenhuma empresa quer acabar no esquecimento.
    Sendo assim, essa é a importância de se contratar um especialista em SEO, que é capaz de trazer o melhor conteúdo para o topo ou, às vezes, para ocultar maus conteúdos por meio de estratégias eficientes.
    Esse profissional projeta e otimiza os conteúdos para alcançar um maior número de potenciais clientes.
    6. Director of Technological Operations
    O diretor de operações em empresas de tecnologia e digitais é um híbrido entre o CIO (Chief Infomation Officer) e COO (Chief Operating Officer) e é provavelmente o perfil mais procurado e necessário em uma empresa digital.
    As empresas tecnológicas e digitais precisam de líderes capazes de gerenciar os processos de mudança e transformação e organizar operações que, na maioria dos casos, são dados e informações, com o objetivo de criar uma empresa voltada para dados e automatizados.

    7. Marketing Automation Manager

    Sem dúvida, a figura do Growth Hacker se tornou um perfil essencial em qualquer startup ou empresa digital.
    O empresário e consultor de startups, Sean Ellis, popularizou o termo em 2010. Como definição de Growth Hacking, ele diz que é como “uma área cujo objetivo é o verdadeiro crescimento. Tudo o que é feito, deve ser examinado por seu potencial impacto sobre o crescimento escalável”
    Sua função é orientada para o crescimento do número de usuários e clientes em aplicações digitais e, portanto, eles são alimentados por um grande número de fontes de conhecimento, sendo um perfil híbrido entre tecnologia e negócios.
    O Growth Hacker pode ser compreendido como integrante do corpo de marketing digital, pois as estratégias utilizadas estão inseridas neste universo, como as técnicas de SEO, marketing de conteúdo, análise de sites e testes A/B.

    8. Estrategista de mídia social

    Outro trabalho que não para de crescer é o estrategista de mídia social, encarregado de projetar um bom plano de mídia social.
    Sua importância reside principalmente nas redes sociais, que se tornaram uma ferramenta essencial devido às grandes oportunidades de interação com o cliente, além de ser um grande orador quando se trata de promover os produtos ou serviços de uma empresa.
    Esse profissional controla e monitora as redes sociais, além de conhecer as tendências que se passam neste ambiente. Mas também deve possuir a habilidade de controlar a concorrência e os clientes.
    O estrategista de mídia social tem perfil analítico para analisar e interpretar os dados que coleta e extrair conclusões de como as ações funcionaram, seja por meio de de ferramentas de análise — como KPI’s e ROI —, seja pelo web analytics.

    9. Gerente de projetos Agile

    As dificuldades em manter prazos e entregas, pedidos de serviço ou produto diferentes do pedido pelo cliente, pouco entrosamento entre os integrantes da equipe, são exemplos de problemas comuns em empresas.
    Por isso, o mercado valoriza quem tem habilidades de gerenciamento eficiente e rápido, como as metodologias conhecidas Kanban, Scrum e Ágile.
    Uma posição que não passa despercebida pelas grandes corporações como Apple, Amazon ou Spotify é a do Agile Project Manager, o Gerente de projetos Agile.
    Seu papel é essencial para desenvolver produtos e projetos com a velocidade que move o mundo hoje.
    Trabalhar em ambientes complexos com métodos ágeis, melhorar a competitividade e a produtividade e, desta forma, ser mais eficiente na gestão e no planejamento de projetos.

    10. Expert em blockchain

    O Blockchain é a tecnologia do momento, mas para que funcione adequadamente, é necessário ter profissionais altamente qualificados.
    Normalmente, as empresas que procuram perfis nessa questão geralmente são startups ou empresas emergentes que buscam projetos disruptivos por meio dessa tecnologia.
    O especialista da Blockchain, além de ter oportunidades no mundo das criptomoedas, pode abranger projetos relacionados a negócios, direito, programação ou tecnologia.

    Sem comentários